« Novembro 2017 »

• Científico
Quando 2017-04-19 17:00 até
2017-10-31 19:00
Onde Faculdade de Direito da NOVA, ( Sala 10, Edifício Polidesportivo)
Nome do Contacto

Organização:

-Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA ,

-Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade (CEDIS) da FD/NOVA

Oradores:

-Irene Stolzi (Università degli Studi di Firenze),

-Julia Beckmann (Goethe-Universität Frankfurt am Main),

-Massimiliano Gregorio (Università degli Studi di Firenze),

-Javier Fernández Costales (Universidad de Léon),

-Pedro Velez (CEDIS-FD/NOVA),

-Alain Chatriot (Centre d'histoire de Sciences Po),

- António Monteiro Fernandes (ICSTE-IUL).

Um seminário coordenado por José João Abrantes (FD/NOVA) e Paula Borges Santos (IHC-FCSH/NOVA), numa parceria do IHC (GI Justiça, Regulação e Sociedade) com o CEDIS-FD/NOVA. Pelo segundo ano consecutivo, realiza-se o Seminário de História Europeia do Direito e da Justiça, promovido pelo IHC-FCSH/NOVA e pelo CEDIS-FD/NOVA.

Neste segundo ciclo de conferências, destacam-se reformas constitucionais e institucionais de alguns Estados europeus do período de Entre Guerras e também se reflete sobre a evolução, ao longo do século XX, dos direitos laborais e sociais em diferentes países europeus.

Este seminário tem carácter formativo e dirige-se tanto à comunidade científica, como ao público generalista.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição através do email: direito.historia.ihc@gmail.com

Programa:

19 de abril | 17h00
Irene Stolzi (Università degli Studi di Firenze) - "O Estado Corporativo"
Comentário: Paula Borges Santos

15 de maio | 14h30 - Julia Beckmann (Goethe-Universität Frankfurt am Main) - "The evolution of labour and social rights in 20th century German constitutional law"

19 de Maio | 16h00 - Massimiliano Gregorio (Università degli Studi di Firenze) - "La Constituzione italiana 1947: Rotture e continuità con l'ordine fascista"

23 de maio | 17h00 - Javier Fernández Costales (Universidad de Léon) - "Derecho del trabajo en España: de la Primera República a la Democracia"

8 de junho | 17h00 - Pedro Velez (CEDIS-FD/NOVA) - "As constituições nacionalistas de entre guerras"

30 de outubro | 17h00 - Alain Chatriot (Centre d'histoire de Sciences Po) - "La codification du travail sous la 3.ème et la 4.ème Republiques françaises"

31 de outubro | 17h00 | CONFERÊNCIA FINAL - António Monteiro Fernandes (ICSTE-IUL) - "Direito do Trabalho e Estado Social: Passado, presente e futuro"

A entrada é livre.