« Outubro 2017 »
Do

Seminário: "Espaço, poder e propriedade: distribuição patrimonial e redes de poder na Andaluzia na segunda metade do século XIII"

O quê
  • cientifico
Quando 2017-05-29
de 17:00 até 19:00
Onde Sala 2.21 (Edifício ID, Piso 2)
Nome do Contacto

Organização: Instituto de Estudos Medievais (IEM - FCSH/NOVA)

Oradora: Renata Vereza (Universidade Federal Fluminense)

O presente trabalho visa compreender as novas configurações espaciais de poder durante na segunda metade do século XIII, no contexto da reorganização territorial da recém-conquistada Andaluzia e do processo de centralização da monarquia castelhana.

Esse duplo processo (reorganização territorial e centralização monárquica) obrigou à construção de um conjunto de laços e obrigações que articulassem as diferentes categorias sociais do reino com a monarquia, gerando específicas conformações e distribuições do poder dentro daquele território.

Num cenário onde a estruturação interna dos reinos ainda não estava bem definida, as lutas dinásticas eram ameaças constantes à cisão das monarquias, por isso o controle da população e do território era essencial. A elite senhorial, laica e eclesiástica, estava afeita a sua relativa independência, assim o controle do território era fundamental não somente frente ao inimigo externo, mas também na manutenção do poder interno.

O ordenamento espacial, tendo como cabeça as cidades conquistadas, passou a ser elemento de controle régio fundamental do território e das populações neles adstritas

Nota biográfica :
Renata Vereza - Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Professora de História medieval há 20 anos, tem-se dedicado ao estudo do Baixo Medievo Ibérico, com ênfase na Baixa Andaluzia e nos processos de Reconquista e repovoamento das cidades e seus entornos e das relações sociais e políticas advindas deles.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…