Julho
« Julho 2018 »
Do

Seminário: "Império Robusta: Café, Cientistas e a Construção do Estado Colonial em Angola (1898-1961)"

O quê
  • Científico
Quando 2018-04-24
de 18:00 até 20:00
Onde Sala T12 (Torre B, 3º Piso)
Nome do Contacto
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Oradora: Maria do Mar Gago (ICS – Universidade de Lisboa)

A produção de café tem sido apresentada na historiografia de Angola como um exemplo paradigmático de uma forma retrógrada de domínio colonial, e a coerção e violência dos seus regimes de trabalho forçado apontadas como a principal razão para o sucesso do café enquanto mercadoria imperial. Não tendo como objectivo negar ou apagar esta história de violência, esta comunicação oferece-nos uma visão alternativa. Pela mão dos cientistas somos levados às florestas onde o café era plantado, e onde não só europeus mas também africanos cultivavam esta planta, de acordo com uma trama histórica remota e intrincada. Os cientistas revelam-nos também uma estratégia imperial que tinha como objectivo modernizar os sistemas de produção existentes. A chave para desvendar esta história negligenciada é a forma como os botânicos e os agrónomos abordavam o café angolano, não apenas como “café”, mas como café Robusta. Esta pequena nuance, para alguns historiadores uma mera particularidade taxonómica, tem implicações sérias em termos de análise histórica. Nesta comunicação procurarei resumir os principais resultados da minha tese de doutoramento, na qual defendo que somente considerando as dimensões ambiental e tecnopolítica na história do Robusta em Angola podemos compreender, por assim dizer, a robustez do projecto imperial que visava transformar esta colónia num dos principais produtores mundiais de café.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…