« Novembro 2017 »
Do

Seminário: "Marcas do Império: Temas menos visitados e lacunas persistentes na História dos Movimentos de Libertação em Angola"

O quê
  • Científico
Quando 2017-11-29
de 18:00 até 20:00
Onde Sala T9 (Torre B, 3º Piso)
Nome do Contacto

Organização:

• Linha Temática Colonialismo, Império e Imaginação Imperial na Época Contemporânea, IHC – NOVA FCSH
  • Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais, ICS-ULisboa

Orador: Marcelo Bittencourt (Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro)

Biografia

Marcelo Bittencourt é professor associado de História de África no Instituto de História da Universidade Federal Fluminense e tem realizado trabalho de investigação sobre Angola, África Austral, Colonialismo, Lutas de Libertação e Desporto. Das suas publicações constam títulos como "Dos Jornais às Armas: trajectórias da contestação angolana" (1999), "Estamos Juntos! O MPLA e a luta anti-colonial 1961-1974" (2008), "Mais do que um jogo: o esporte no continente africano" (2011) e "Esporte e Lazer em África: novos olhares" (2013).

Apresentação

A apresentação será dividida em duas partes. Na primeira, pretende-se apresentar e discutir alguns temas que receberam pouca atenção por parte dos historiadores que se dedicaram ao tema da luta de libertação em Angola, como por exemplo, as ações anticoloniais esquecidas, os diferentes roteiros de formação política e militar dos dirigentes e as influências da ação militar portuguesa nos embates internos dos movimentos de libertação angolanos.

Na segunda, será realçado aquilo que o orador considera lacunas da produção existente sobre o tema, como seriam os casos das redes autónomas de apoio aos movimentos de libertação, os variados mecanismos de recrutamento de militantes e o estudo do quotidiano das frentes militares angolanas. Em ambas as partes serão relacionados os temas em questão com a existência e o acesso às fontes.

Entrada livre.

Mais informação sobre este evento…