Eventos
Novembro
« Novembro 2018 »
Do
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930
 
Acções do Documento

Seminário: "Mudanças de regime em Portugal e Espanha no século XX: as construções dos Estados democráticos"

O quê
  • Científico
Quando 2018-09-26 10:00 até
2018-09-27 19:30
Onde NOVA FCSH
Nome do Contacto
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e Departamento de História Contemporânea da UNED

Oradores convidados: Paula Borges Santos, Ángeles Lario, Sérgio Campos Matos, Helena Pinto Janeiro, Bruno Cardoso Reis, António Costa Pinto, Maria Inácia Rezola, Ivo Veiga, Pedro Aires Oliveira, Luciano Amaral, José Miguel Sardica, Rui Cunha Martins, Ángel Duarte Monserrat, Ángeles Egido Leon, Sebastián Martín, J. M. Portillo Valdés, Ángeles Gonzalez Fernandez, Juan Carlos Jiménez Redondo, Josep Sánchez Cervelló.

 

Na terceira edição do seminário anual organizado pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e pelo Departamento de História Contemporânea da UNED (Madrid), que este ano se realiza pela primeira vez em Lisboa, aborda-se o tema-problema: Mudanças de regime em Portugal e Espanha no século XX: as construções dos Estados republicanos e democráticos.

As mudanças de regimes na Península Ibérica, das monarquias para as repúblicas e dos regimes autoritários para as democracias, têm merecido um amplo investimento dos investigadores das ciências humanas e sociais, nos dois países. Esse esforço pretende ser aproveitado e problematizado nesta acção científica, que assume também os limites de uma história comparativa ibérica, concluindo pela sua fraca fecundidade para o tratamento do tema escolhido. Reunindo especialistas nas temáticas seleccionadas e cultivando o diálogo entre investigadores que marcaram diferentes estádios interpretativos dos fenómenos analisados, este seminário pretende alcançar três objectivos: i) discutir o elaborar o estado da arte sobre as mudanças de regime que ocorreram em cada país; ii) inquirir se os estudos realizados seguiram ou não escolas ou análises específicas e debater consequências das opções teórico-metodológicas seguidas; iii) relacionar as experiências de Portugal e Espanha com o que se sucedeu noutros Estados, identificando elementos passíveis de construir abordagens transcronológicas e transnacionais e que permitam repensar padrões comuns de mudanças/consolidação de regimes.

Este seminário é direccionado para o público académico, em concreto para estudantes de mestrado, doutoramento e pós-graduações das duas universidades envolvidas.

 

Participação gratuita. Sujeita a inscrição.

Coordenação científica: Paula Borges Santos e Ángeles Lario

Mais informação sobre este evento…

Topo da Página
classificado em: