15.ª Conferência Internacional sobre Estudos Japoneses

30/08 a 2/09 – O evento reúne, pela primeira vez em Portugal, investigadores de todo o mundo. Uma organização da European Association of Japanese Studies com a colaboração do CHAM.

Pela primeira vez vai realizar-se em Portugal a Conferência Internacional promovida pela European Association for Japanese Studies (EAJS), uma associação fundada em 1973, que reúne investigadores que têm o Japão como objeto de estudo, e promove os estudos japoneses em todos os países da Europa, nos Estados Unidos da América e no Japão.

A 15.ª Conferência Internacional da EAJS decorrerá na NOVA FCSH, contando com a organização do CHAM – Centro de Humanidades - centro de investigação da Faculdade - num programa científico que se desenvolve em 12 áreas do conhecimento das Ciências Sociais e Humanas. A conferência conta com 1 124 participantes, 43% dos quais vindos do Japão. Estão também representados vários países da Europa, da América e da Ásia.

Tendo sido os Portugueses os primeiros europeus a chegar ao Japão no século XVI, foi preocupação da organização local valorizar o legado histórico desse relacionamento. Neste sentido, organizaram-se visitas a Coimbra, Évora e Vila Viçosa, palcos determinantes na formação dos missionários que largavam para a missão nipónica e no encontro diplomático e cultural entre Portugal e Japão (programa). Com a mesma intenção foram organizadas visitas guiadas aos Museus em Lisboa com coleções relacionadas com o Japão e a exposições temporárias de artistas japoneses contemporâneos (programa).

Nos dias prévios ao evento, terão ainda lugar workshops da iniciativa de universidades e centros de investigação japoneses (programa), e durante todo o período da Conferência editoras especializadas em estudos japoneses fazem-se representar através de uma feira do livro. Estas iniciativas são de entrada livre.

O evento tem o apoio das seguintes entidades: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Japan Foundation, Instituto Camões, EGEAC - Cinema S. Jorge, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Sintra, Fundação Millenium BCP, AIRFRANCE, KLM e SKYTEAM.

A participação no evento está sujeita a inscrição.

Programa completo (pdf)

Veja aqui o álbum de fotografias do evento.

2017-08-23 14:35