Acções do Documento

200 Anos de História do Parlamento Português

Pedro Tavares de Almeida coordena o primeiro grande estudo sobre o Parlamento português, desde as origens do liberalismo até à atualidade.

Pedro Tavares de Almeida, docente da NOVA FCSH e investigador do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI), vai coordenar uma equipa de especialistas para elaborar o primeiro grande estudo sobre a evolução histórica do Parlamento Português ao longo dos últimos dois séculos. O projeto surge no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Constitucionalismo Português, presididas por Guilherme d’Oliveira Martins, e a convite do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Esta obra de referência será organizada em 4 volumes, em conformidade com a sucessão de regimes políticos (Monarquia Constitucional; Primeira República; Estado Novo; Democracia). O objetivo é de descrever e analisar as principais linhas de continuidade e de mudança na configuração institucional, padrões de recrutamento, rituais e procedimentos internos, atividade legislativa e papel político do Parlamento nos últimos 200 anos. A sua publicação está prevista para 2021-22.

Informações adicionais no website da Assembleia da República.

2018-02-14 14:55
Topo da Página
classificado em: