“Carrega Mouraria”

De 20 a 24 de julho - Exposição fotográfica integrada no Paratissima Lisboa revela o quotidiano de quem participa e organiza as marchas populares no bairro da Mouraria.

Ao grito “Carrega Mouraria!” todo um bairro se põe em marcha. Na véspera de Santo António, padroeiro de Lisboa, vinte e quarto casais, oito músicos e a claque, marcham orgulhosamente ao longo da maior avenida de Lisboa, representando a Mouraria na grande competição das Marchas Populares. O desfile na Avenida da Liberdade é o culminar de vários meses de preparação e ensaios diários para o qual o típico bairro alfacinha mobiliza as suas gentes e recursos, numa performance destinada a refletir o modo como a tradição e os seus valores são vistos pela comunidade do bairro.

Mais do que uma exposição fotográfica, “Carrega Mouraria” é um diário visual do quotidiano de preparação da marcha da Mouraria de 2016. Graças à generosidade tanto dos organizadores quanto dos marchantes, o olhar etnográfico pode testemunhar o lado privado das marchas populares, geralmente fora do alcance do olhar público. Sob o cenário de um bairro envelhecido e atravessando tensas transformações no seu tecido social e urbano, este projeto etno-fotográfico mostra a dinâmica coletiva de jovens comprometidos com a manutenção do sentido de união e de orgulho na comunidade de um dos bairros mais emblemáticos da capital.

A exposição é resultado do trabalho de investigação sobre a transformação urbana do bairro da Mouraria que o investigador Iñigo Sánchez tem desenvolvido nos últimos anos no Instituto de Etnomusicologia-Centro de Estudos em Musica e Dança (INET-md), unidade de investigação integrada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA). O trabalho insere-se na programação do Paratissima Lisboa, um evento de arte contemporânea público destinado a promover artistas emergentes e que, de 20 a 24 de julho, tomará as ruas da freguesia de Santa Maria Maior. A entrada é gratuita!

2016-07-18 14:35