Acções do Documento

“Escutar a literatura”

18 de dezembro - Mário Vieira de Carvalho, Professor Catedrático Jubilado da FCSH/NOVA, lança a publicação “Escutar a literatura – Universos sonoros da escrita”.

A cultura da escuta na literatura portuguesa é o tema do último livro de Mário Vieira de Carvalho, publicado pelas Edições Colibri como parte integrante da coleção Estudos Museológicos. “Escutar a literatura – Universos sonoros da escrita” é o título da obra onde, de acordo com a editora, se analisam “as relações de intertextualidade entre música e literatura, mas também a relevância do universo sonoro em sentido lato na escrita literária”, lê-se no resumo online.

O lançamento, que terá lugar no dia 18 de dezembro, no Auditório 1 da FCSH/NOVA, às 18h30, será apresentado por Isabel Pires de Lima, antiga Ministra da Cultura.

Mário Vieira de Carvalho, antigo docente do Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA, fundou em 1997 o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), unidade de investigação da Faculdade. É sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, membro da Direção da Academia Europeia do Teatro Lírico, do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queirós, do PEN Clube Português e da Associação Internacional de Sociologia. De 2005 a 2008 exerceu ainda o cargo de Secretário de Estado da Cultura no XVII Governo Constitucional.

Proferiu, em dezembro de 2013, a sua última lição na FCSH/NOVA.

2014-12-16 08:43
Topo da Página
classificado em: