Acções do Documento

“Fences” em análise na NOVA FCSH

O filme protagonizado por Denzel Washington vai ser exibido no dia 11 de abril, no Auditório 2. Teresa Botelho, docente e especialista em estudos Norte-Americanos, comenta a película após a projeção.

Inserido no ciclo “From Stage to Screen”, o Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) vai realizar a projeção do filme “Fences”, selecionado pelo American Film Institute como um dos melhores 10 filmes de 2016. A obra, que constitui uma adaptação da peça homónima escrita em 1985 por August Wilson, será, no final, comentada por Teresa Botelho, docente do Departamento de Línguas, Literaturas Modernas.

Vencedora do Tony Award para melhor peça de teatro e do Prémio Pulitzer na categoria dramática, a obra de Wilson surge enquadrada numa série de dez peças – cada uma correspondente a uma das décadas do século XX – que o autor se comprometeu a escrever com o propósito de retratar a realidade da experiência afro-americana nos Estados Unidos ao longo de cem anos. “Fences”, em particular, transporta-nos para a Pensilvânia dos anos 50, onde Troy, um homem de meia-idade que trabalha na recolha do lixo e luta diariamente para sustentar a sua família, vive com a amargura de ter visto o seu sonho de jogar no campeonato principal de basebol impossibilitado pela barreira racial. No seu argumento de adaptação, Denzel Washington preserva a dimensão teatral da encenação e do texto original, soprando uma nova vida a uma história que, pela premência das problemáticas sociais que aborda, merece uma revisão e um estudo continuado.

Teresa Botelho, doutorada pela Universidade de Cambridge, leciona na NOVA FCSH unidades curriculares na área científica dos Estudos Norte-Americanos. De entre os seus interesses destacam-se as utopias e distopias tecnológicas, o pós-humano, a literatura norte-americana, a teoria da identidade, a cultura visual e cinema, a relação estabelecida entre literatura e ciência e, por fim, as representações literárias e visuais do 11 de Setembro.

O ciclo “From Stage to Screen” é uma iniciativa dos Junior Researchers in Anglo-American Studies (JRAAS), um grupo de investigadores integrados no CETAPS, e foca o processo de transposição de histórias para diferentes géneros e meios de expressão artísticos. A película “Coriolanus” (2011), uma adaptação da peça homónima de William Shakespeare, inaugurou este ciclo.

“Fences” será exibido, no dia 11 de abril às 18h no Auditório 2, num evento aberto ao público.

2018-03-22 15:16
Topo da Página