Acções do Documento

“Moral e Direito em Kant e Habermas”

9 de janeiro - Manuel João de Matos, docente do Departamento de Filosofia, apresenta a sua nova publicação na NOVA FCSH.

Michel Renaud, professor catedrático aposentado de Filosofia da NOVA FCSH e Membro da Secção de Letras da Academia das Ciências de Lisboa, irá apresentar “Moral e Direito em Kant e Habermas”, a nova publicação de Manuel João de Matos. O livro será lançado no dia 9 de janeiro, às 18h no Auditório 1.

 

RESUMO

A obra Moral e Direito em Kant e Habermas debruça-se sobre a moral kantiana, não só do ponto de vista da sua fundamentação, mas em articulação com o conceito de grandezas negativas, põe a uma nova luz a teoria do mal radical e o respeito como o móbil da lei moral. Habermas publicou onze anos depois da Teoria do agir comunicativo (1981), Direito e Democracia, entre facticidade e validade (1992). Trata-se de uma obra de vulto porque aborda o direito e o Estado como um momento capital da modernidade social. A relação complementar entre a ética e o direito, bem como a postura pós-kantiana de Habermas, fazem do direito um «sistema de ação» por excelência nas sociedades pós-convencionais.

 

2018-01-04 15:00
Topo da Página
classificado em: