“O povo somos nós: repensar o folclore no século XXI”

22 a 24 de outubro - Investigadores reúnem-se em congresso para trocar experiências na área dos estudos folcloristas. Será ainda prestada homenagem ao antropólogo Alan Dundes.

O Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT), unidade de investigação da FCSH/NOVA, promove, de 22 a 24 de outubro, o congresso “O povo somos nós: repensar o folclore no século XX”. O evento, que se realiza no Instituto Francês de Portugal e no Palácio Foz, reúne meia centena de investigadores de várias especializações e nacionalidades para estabelecer qual “o estado da arte” dos estudos folcloristas. A ocasião será também aproveitada para prestar homenagem ao antropólogo e folclorista Alan Dundes, que faria 80 anos em 2014.

Quem é o “povo” que participa hoje na bertsolaritza basca, na chamarrita açoriana ou nas festas de “mouros” e “cristãos” de Sobrado (Portugal), de Pirenópolis (Brasil) ou de Beneixama (Espanha) e porquê? Que nos dizem as cantigas da Companhia de Diamantes de Angola sobre os processos coloniais do “folclore nativo”? Qual o espaço para o estudo da influência negra no folclore português na “Era do Património”? São as "danças orientais" criação ocidental? Qual a missão de um Museu de Arte Popular no século XXI? Como se têm cruzado a arte contemporânea e as culturas populares? Quais as vantagens que os arquivos digitais trouxeram à pesquisa folclorista? Eis algumas das questões que serão matéria de conferência e debate, explorando as manifestações contemporâneas de folclore e a multiplicidade de significados e agentes de um fenómeno cultural que ficou erradamente associado a uma abordagem redutora e estática.

Alison Dundes Renteln, Christian Bromberger, Jorge Freitas Branco, Mário Correia, Pertti Anttonen e Tok Thompson são alguns dos oradores convidados.

Consulte o programa

Veja o cartaz

Preço de inscrição (inclui pastas e coffee breaks):

- até 1 de Outubro: 70€ (geral) e 30€ (estudantes);

- a partir de 2 de Outubro: 80€ (geral) e 40€ (estudantes);

- desempregados isentos mediante comprovativo.

Inscrições através do email: wearethefolk2014@gmail.com

2014-10-13 15:45