Cork Talks debatem papel da cortiça na proteção da biodiversidade

“Portugal Biodiverso – o montado de sobro, uma oportunidade para o país” é o tema da 4.ª Cork Talks. A iniciativa integra-se no projeto Thecorkmarketplace, segundo classificado do Prémio de Empreendedorismo da NOVA FCSH.

A quarta edição do ciclo Cork Talks, a realizar no dia 24 de abril às 18h na sala do Centro de Inovação da NOVA FCSH, encontra na Biodiversidade mais um valor a acrescentar à economia do montado e da cortiça. A fileira florestal do sobro é reconhecida por promover a biodiversidade, importando perceber como pode esta característica promover os produtos obtidos pela sua exploração, justificando as boas práticas se impõem para que não sejam afetadas as espécies presentes no ecossistema.

O debate conta com a Presidente da plataforma Biodiversity4all, que procura juntar o maior número de pessoas no conhecimento e registo da biodiversidade nacional, Patrícia Tiago, doutorada em biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa na área da ciência cidadã, Inês Teixeira do Rosário, Bióloga e doutorada em Ecologia pela Universidade de Lisboa (ULisboa) e reconhecida autora de trabalho de investigação relacionado com o montado, Paula Matos, doutorada em Biologia e Ecologia de Mudança Global pelas UL e Aveiro, investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da FCUL, e Cristina Luis, Bióloga – Biologia da Conservação pela UL e investigadora pós-doc no MUHNAC/UL, no CIUHCT/FCUL e no CIES/ISCTE-IUL.

As “Cork Talks” são um ciclo de encontros de entrada livre que teve início no dia 31 de janeiro. Vão decorrer ao longo de 2018, todos os meses com um novo tema, numa parceria da plataforma Thecorkmarketplace, classificada em 2º lugar no Prémio de Empreendedorismo NOVA FCSH - Santander Universidades - Melhor Ideia de Negócio 2017, e a Faculdade. Surge para colmatar a inexistência de um espaço, em ambiente digital, para a compra e venda de cortiça em bruto.

2018-04-23 12:20