Acções do Documento

Mesa Redonda - A Revolução de Outubro, Que Fazer?

6 de janeiro - Fernando Rosas e José Pacheco Pereira, entre outros, debatem o centenário da Revolução Russa. Apresentação do programa das comemorações.

Sob o mote “A Revolução de Outubro, Que fazer?”, Fernando Rosas, José Pacheco Pereira (historiadores), Paula Godinho (antropóloga) e Teresa Cravo (especialista em relações internacionais), juntam-se numa mesa redonda para discutir as causas e consequências do evento que abalou a Rússia em 1917. No encontro, moderado por Miguel Cardina, investigador do CES/UC, será também lançado o programa com que, ao longo do ano, se vai assinalar a efeméride e que inclui um ciclo de cinema, concertos, conferências, um congresso internacional e um programa educativo a realizar em coordenação com diversas escolas secundárias. Os eventos serão apresentados pelo historiador José Neves e a socióloga Teresa Cunha, enquanto Alfredo Caldeira, representante da Fundação Mário Soares, irá lançar um novo website dedicado às comemorações.

A iniciativa do evento cabe ao Instituto de História Contemporânea (IHC/NOVA) e Centro de Estudos Sociais (CES/UC), entre outras instituições científicas e culturais. São exemplos a Cinemateca Portuguesa, Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, Fundação Mário Soares, Ler Devagar, Teatro Maria Matos, Teatro Nacional Dona Maria II, Le monde diplomatique, entre outros.

O encontro, aberto ao público, terá lugar no dia 6 de janeiro às 15h no Auditório 3 da FCSH/NOVA.

2017-01-02 15:05
Topo da Página
classificado em: