Acções do Documento

Aluna da NOVA FCSH vence prémio de jornalismo da Comissão Europeia

Serenela Moreira, de Ciências da Comunicação, vai participar na Semana Europeia das Regiões e Cidades, a convite da Comissão Europeia.

Serenela Moreira, aluna da licenciatura em Ciências da Comunicação na NOVA FCSH, venceu o prémio Youth4Regions Media Programme da Comissão Europeia com um artigo sobre o U-bike Portugal.

O desafio era apresentar “um projeto do país de origem dos candidatos que tivesse sido co-financiado por fundos europeus” e foi lançado aos estudantes universitários de todos os estados-membros da União Europeia.

O trabalho de Serenela, orientado pela docente Marisa Torres da Silva, foi o melhor entre todos os portugueses a concurso. Como prémio, a aluna vai acompanhar a comitiva internacional de jornalistas presente na Semana Europeia de Regiões e Cidades, que se realiza de 8 a 11 de outubro em Bruxelas, na Bélgica. Além dos vários painéis sobre coesão europeia, vai também frequentar um curso de storytelling e jornalismo digital integrado no programa.

O U-bike Portugal, assunto central do artigo vencedor, é um sistema de aluguer semestral ou anual de bicicletas que está a ser lançado em 15 universidades portuguesas, incluindo a NOVA. A ideia passa, naturalmente, por reduzir as emissões de dióxido de carbono e promover rotinas de transporte mais saudáveis entre toda a comunidade académica. Foram estes os motivos que levaram Serenela a escolher o tema: “quis escrever sobre um projeto de que me orgulhasse e que conhecesse de perto”, afirmou.

O texto, submetido em inglês, conta com declarações do coordenador do U-bike Portugal e antigo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza. Miguel Castro Neto acredita que a entrada na Universidade é “o momento ideal para alterar o estilo de vida dos jovens e tornar a utilização da bicicleta num hábito”.

Serenela Moreira está no terceiro ano do curso de Ciências da Comunicação, a estudar as áreas de Jornalismo e Comunicação Estratégica. A caminho de Bruxelas pela primeira vez, encara este prémio como uma “grande oportunidade de aprendizagem”.

2017-10-04 15:15
Topo da Página
classificado em: