Aluno da NOVA FCSH dinamiza ‘Claque Erasmus’ na Eslovénia

Estudante de Geografia e Planeamento Regional, em conjunto com outros portugueses a participar no programa Erasmus+, organiza o apoio à seleção portuguesa de futsal

João Pedro Barreiros, estudante do terceiro ano da licenciatura em Geografia e Planeamento Regional, é um dos responsáveis pela claque que vai apoiar a Seleção Nacional no Campeonato da Europa de Futsal.

O futuro geógrafo relata que este 'projeto' surgiu quando os vários estudantes portugueses a participar no Erasmus+ perceberam, “em dezembro, que ia haver dois jogos amigáveis entre Portugal e a Eslovénia”. “A ideia surgiu entre todos. As saudades que sentimos de casa materializaram-se num apoio que pouca gente estava à espera, inclusive os jogadores”.

O fervor com que esta pequena claque apoiou a equipa nacional deu nas vistas. “A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não sabia quem éramos, nem porque é que estávamos ali, mas tornámos um jogo banal numa festa autêntica e isso via-se nas expressões dos jogadores e da comissão técnica”. De lá para cá, os responsáveis da Federação acabaram por contactar com o grupo de estudantes para se organizar o apoio no Europeu que começa esta semana.

Pedro Cary, atleta da seleção, afirmou ao canal oficial da FPF que “sentir o carinho dos portugueses que estão na Eslovénia é muito especial” e revela contar com eles “para gritar ‘Força Portugal!’”.

No primeiro jogo, esta quarta-feira (31), devem estar cerca de 50 portugueses nas bancadas, número semelhante ao que esteve nos dois amigáveis do mês passado. Na segunda partida, que decorre no domingo, podem ser ainda mais e garantem que “as vozes vão ser sempre o elemento mais importante no apoio aos jogadores”. João Pedro Barreiros assegura que querem passar aos atletas “toda a raça e união para ultrapassar os obstáculos que se interponham no caminho até à vitória”.

Portugal é atualmente a casa do melhor jogador do mundo na modalidade: Ricardinho. No entanto, nunca conseguiu alcançar um título internacional. A melhor classificação da equipa lusa foi o segundo lugar no Europeu de 2010, que decorreu na Hungria.

2018-01-31 12:05