André Martins vence prémio Sonae Media Art

Aluno do Mestrado em Antropologia recebe bolsa de 5.000 euros pelo projeto Memorial Feed, um cemitério virtual patente no Museu Chiado.

Memorial Feed é um website que reúne, de forma automática, os perfis virtuais de pessoas mortas que o Facebook converteu em conta memorial. No Museu do Chiado, através de uma projeção, é possível ver como a grelha de perfis vai crescendo ao longo do tempo. São pessoas de todo o mundo, apresentadas sem qualquer tipo de hierarquia ou critério. Ao Público, o autor explica que quis “evocar um espaço de reflexão sobre a morte”.

André Martins é um dos cinco finalistas do prémio Sonae Media Art, escolhido entre 123 candidaturas, e compete agora por um prémio no valor de 40.000 euros.  A decisão será tomada no dia 6 de dezembro por um júri composto por Filipa Oliveira (diretora artística do Fórum Eugénio de Almeida), Nuno Crespo (docente do Ensino Superior e crítico do Público) e Ramus Vestergaard (diretor do dinamarquês Digital Interactive Art Space).

É possível encontrar mais informações sobre este prémio artístico no site oficial da Sonae.

Fotografia: Ricardo Lopes

2017-11-27 15:10