Acções do Documento

Arquivo de Ciência e Tecnologia online

Estreitar o diálogo com a comunidade científica e o público em geral foram os motivos que levaram o Aquivo de Ciência e Tecnologia a lançar um website, num projeto coordenado pelo IHC.

O Instituto de História Contemporânea (IHC), unidade de investigação da FCSH/NOVA, é o responsável pelo lançamento no novo website do Arquivo de Ciência e Tecnologia (ACT), já disponível em http://act.fct.pt/. Pretende-se que essa plataforma possa ser um veículo de comunicação, disponibilização e partilha de conteúdos de história da ciência e tecnologia, facultando um acesso direto ao inventário do património documental disponível no ACT.

O arquivo tem na sua génese o espólio arquivístico que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia tem herdado ao longo dos anos, nomeadamente o da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. Trata-se de um espólio bem preservado, tendo sobrevivido, ao contrário do que tem acontecido com importantíssimos acervos públicos e privados, a voragens, abandonos e até destruições provocados por razões de ordem muito diversa.

No seu conjunto, é um acervo único e de inegável interesse e qualidade histórica, que acompanha e repercute a textura e a atividade cultural e científica portuguesa desde os meados do século XX até à atualidade, a forma como se desenharam, estruturaram e desenvolveram estratégias e políticas de enquadramento dessa atividade, as relações que se estruturaram e aconteceram em sede nacional e internacional entre os diversos tipos de organismos, públicos ou privados, de alguma forma ligados à vida científica.

2014-10-17 10:55
Topo da Página
classificado em: