Benjamim vem à NOVA FCSH dar Masterclass sobre produção musical

“Do estúdio à estrada” é o título da próxima Masterclass na NOVA FCSH, dia 27 de novembro (terça-feira) às 18 horas no Auditório 1.

Benjamim, nome artístico do cantor, compositor e produtor musical Luís Nunes, é o convidado da Masterclass comemorativa dos 40 anos da NOVA FCSH da próxima terça-feira (27). É licenciado em Antropologia, mas o destaque da aula aberta será a sua carreira como produtor.

Foi descrito num artigo do Público em 2017 como «um dos mais belos segredos da pop escrita em português». Para além da discografia em nome próprio, Benjamim tem produzido e deixado a sua marca em músicas e discos de artistas como Márcia, Golden Slumbers, Diabo na Cruz (misturou 'Heróis da Vila'), Frankie Chavez e, mais recentemente, Joana Espadinha e Flak. São os desafios do trabalho de estúdio, e do que importa concretamente a produção no aspeto final de um disco, que Benjamim vem explicar à NOVA FCSH, acompanhado de um computador e guitarra.

Ainda como Walter Benjamin (o mesmo nome do sociólogo com que tantas vezes se cruzou na bibliografia do curso), a viver em Londres e a trabalhar simultaneamente como técnico de som, editou dois discos em inglês: “The National Crisis” (2008) e “The Imaginary Life of Rosemary and Me” (2012). Em 2015, já de volta a Portugal e definitivamente Benjamim, lançou o primeiro álbum de canções em português, “Auto-Rádio”, que foi apresentado numa tour de 33 concertos seguidos em 33 cidades e vilas diferentes. O último álbum, “1986”, assinado a meias com Barnaby Keen, foi lançado em 2017.

Durante todo o ano, a NOVA FCSH convidou antigos alunos para dar Masterclasses sobre as áreas em que se especializaram e distinguiram profissionalmente. A aula de Benjamim está inserida na série “40 Anos. 40 Masterclasses”. A sessão é aberta ao público em geral e terá direito a perguntas no final.

Fotografia de Vera Marmelo
2018-11-23 16:50