Acções do Documento

CESEM lança livro sobre música e cibercultura na internet

“Log In Live On – Música e Cibercultura na Era da Internet das Coisas” é apresentado a 3 de abril no Museu Nacional de Arte Contemporânea.

A reconfiguração de práticas e modelos de comunicação musical no processo de expansão da Internet e de novas formas de sociabilidade em rede é o tema da última publicação a lançar pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), assinada por Paula Gomes Ribeiro, joana Freitas, Júlia Dúrand e André Malhado. A publicação, “Log In Live On – Música e Cibercultura na Era da Internet das Coisas”, incide a sua análise nos séculos XX e XXI, apresentando um conjunto de perspectivas musicológicas atuais sobre os os fluxos de reconfiguração de práticas e modelos de comunicação musical, no contexto da expansão da Internet e das novas formas de sociabilidade em rede.

Segundo as autoras, “assistimos, em poucos anos, a um incremento exponencial dos fluxos digitais de conteúdos musicais, sonoros e audiovisuais numa paisagem mediática global, disponibilizando-se aos consumidores através de todo o tipo de plataformas, websites e redes sociais. Com a expansão do streaming, o abandono progressivo do CD e dos downloads de música, a multiplicação de espaços virtuais de disseminação musical e a crescente mobilidade de dispositivos com acesso online, os sistemas de produção, distribuição e consumo de música reconfiguraram-se vigorosamente. As indústrias musicais encontram-se em intensa mudança. A desmaterialização dos suportes de escuta musical é proporcional ao incremento da capacidade de comunicação e partilha de dados entre computadores, tablets, rádios, televisores, relógios, telemóveis e outros eletrodomésticos. A Internet das coisas assume um papel primordial naquela que Klaus Schwab (2016) designa de quarta revolução industrial, possibilitando uma ligação em rede entre objetos, agentes, indústrias e dispositivos (de smartphones a frigoríficos), no contexto de uma convergência acelerada de tecnologias cada vez mais potentes e robustos interesses económicos”.

Editado pela Húmus, o ebook será lançado no dia 3 de abril às 18h30 no Museu Nacional de Arte Contemporânea. A entrada é livre.

“Log In Live On” conta com a participação de especialistas das áreas da sociologia da música, musicologia, etnomusicologia, composição e produção musical: Mário Vieira de Carvalho, Paula Gomes Ribeiro, Guillermo de Llera Blanes, João Francisco Porfírio, Petra Rakic, João Pedro da Costa, Filipa Cruz, Teresa Gentil, Luís Marcelo Franca, Joana Freitas, Júlia Durand, Mariana Ramos de Lima, Hugo Paquete, André Malhado, Rui Pereira Jorge, Isabel Pires, Luís Soldado e José Grossinho.

Informações adicionais

2019-03-21 12:55
Topo da Página
classificado em: