CHAM organiza Escolinha de Verão para crianças

Centro de Investigação convida as crianças para "Aprender a Brincar com a Antiguidade" e conhecer as civilizações antigas.

No dia 5 de julho, a NOVA FCSH e o CHAM - Centro de Humanidades organizam a “Escolinha de Verão - Aprender a Brincar com a Antiguidade”, que pretende dar a conhecer as civilizações antigas a crianças entre os seis e os 12 anos.

Nesta atividade gratuita, os jovens participantes vão poder experimentar uma pequena escavação arqueológica, aprender a escrever os seus nomes em hieróglifos e carateres chineses, regressar ao tempo dos faraós egípcios ou, ainda, conhecer o modo de vida de vários povos antigos. Haverá também snacks orientais, inspirados em receitas das antigas civilizações. O programa foi desenhado pelo grupo de investigação «A Antiguidade e a sua Receção».

Serão constituídos vários grupos, que percorrerão as seguintes estações:

Estação 1 – Os arqueólogos e a descoberta das civilizações

Faz a tua própria escavação (na terra ou na água) e descobre os objetos escondidos da Antiguidade. Entre pirâmides egípcias, pequenas tabuinhas com escrita antiga, ânforas para alimentos e colunas gregas, o que vais encontrar?

Estação 2 – A escolinha do escriba

Aprende a escrever o teu nome em hieróglifos ou em caracteres chineses. Poderás utilizar diferentes materiais, desde o papel ao barro, desde a caneta ao estilete. Vem escrevinhar connosco.

Estação 3 – Viver como antigamente

Queres vestir-te como uma rainha da antiga Babilónia? E que tal fazeres uma maquilhagem como a dos antigos faraós do Egipto? Aprende tudo sobre as fantásticas múmias, os enormes guerreiros de terracota ou as guerras assírias.

Estação 4 – Recriar a Antiguidade

Já estás vestido e maquilhado, munido de todo o conhecimento sobre a Antiguidade? Pois então, convidamos-te, a ti e aos teus amigos, a posarem no nosso painel “Que Antiguidade sou eu?” e a reproduzirem uma cena do quotidiano destes interessantes povos antigos.

A “Escolinha de Verão” tem a duração de duas horas, um limite de 50 vagas e a inscrição, obrigatória, pode ser feita através de e-mail para antiguidade.cham@gmail.com.

2018-06-25 17:05