CIC.Digital avalia papel dos media na transição para a democracia

A rádio, imprensa e a televisão vão ser os três canais analisados pelo congresso “Os media no Portugal Contemporâneo: da ditadura à democracia”. Dias 18 e 19 na NOVA FCSH.

O papel dos mass media nos últimos anos da ditadura e o seu comportamento durante a transição para a democracia vão ser analisados, nos dias 18 e 19 de outubro, pelo CIC.Digital e o História Contemporânea (IHC). O objetivo dos investigadores é o de refletir sobre a relevância dos órgãos de comunicação social, em Portugal e nas colónias na segunda metade do século XX e, em particular, antes e depois da queda do Estado Novo.

Organizado por Cláudia Henriques, Sílvia Torres (CIC.Digital) e Pedro Marques Gomes (IHC), o congresso “Os media no Portugal Contemporâneo: da ditadura à democracia” divide-se em sessões plenárias e paralelas. Dezenas de temas vão estar em debate, nomeadamente “O Avante! Clandestino: histórico de luta e fonte historiográfica”, “Imagens do fotojornalismo do 25 de Abril de 1974 na memória coletiva” ou “A imprensa satírica nos tempos da Revolução”.

Numa perspetiva interdisciplinar, os investigadores vão também discutir metodologias e problemáticas ligadas ao estudo do passado dos media.

Consulte o programa

2018-10-15 12:45