Ciclo Arquivos & História

10 de maio - Encontro e workshop “Arquivos de comunidades, arquivos da comunidade”. IEM, CHAM e IHC participam na iniciativa.

Inserido no ciclo de seminários “Arquivos & História: Estado(s) da(s) Arte(s)”, o workshop “Arquivos de comunidades, arquivos da comunidade” estende-se ao longo de todo o dia 10 de maio, na Torre do Tombo.

A primeira parte é composta por uma série de conferências encabeçada pela apresentação dos arquivos de comunidade independentes no Reino Unido e do trabalho que tem vindo a ser realizado pela organização Britânica Community Archives and Heritage Group. Segue-se uma exposição sobre as iniciativas levadas a cabo no âmbito do Projeto de Salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto desenvolvido pela DGLAB e sobre a respetiva estratégia colaborativa para a valorização destes arquivos. Projeto semelhante será depois examinado, focando-se a Memória das Avenidas Novas e a constituição, em parceria com agentes e instituições de base local, de um repositório de testemunhos orais, documentos e objetos de quem viveu estas Avenidas.

Por último, a primeira parte termina com uma incursão pelas rádios comunitárias, questionando-se se estas podem servir (tanto de forma intencional como não intencional) como arquivo de memórias que contribuem para a formação e consolidação de comunidades. Estas conferências contam com a participação de Andrew Flinn (University College London), Pedro Penteado (DGLAB), Luísa Seixas (IHC-FCSH/NOVA) e Sofia Diniz (IHC-FCSH/NOVA), Inês David (CRIA-FCSH/NOVA), e com a moderação de António Camões Gouveia.

A segunda parte é constituída por um workshop introdutório à topoteca, uma nova forma de partilhar documentos históricos de origem privada com o público interessado. O objetivo deste workshop, a cargo de Daniel Jeller (ICARUS), é o de oferecer aos participantes as ferramentas necessárias não só para encontrar informação nas topotecas existentes, mas, também, para adensar os documentos com diferentes metadados que permitam localiza-los no tempo e no espaço, bem como acrescentar-lhes contexto.

O evento conta, entre outros, com a organização do Instituto de Estudos Medievais (IEM), o Centro de História d’aquém e d’além Mar (CHAM) e do Instituto de História Contemporânea (IHC).

Consulte o programa

2017-04-26 15:37