Acções do Documento

Ciclo de cinema Género e Identidade

29 março – “Wanda”, de Barbara Loden, é o próximo filme a exibir no Nimas, num ciclo coorganizado pelo Instituto de História da Arte.

“Wanda”, um filme independente de 1970, relata a história de uma mulher que abandonou o seu papel de mãe e esposa para se entregar a um caminho de aventura, vício e danação, será exibido no dia 29 de março às 19h no cinema Nimas. A iniciativa, enquadrada no ciclo “Género e Identidade”, pertence ao Instituto de História da Arte (IHA), juntamente com a Medeia Filmes, Cluster Photography and Film Studies e a Leopardo Filmes.

Após a projeção da obra haverá um debate moderado por Luís Mendonça (crítico de cinema e coeditor do site de cinema À pala de Walsh), com a participação de Fernando Guerreiro (docente da Faculdade de Letras de Lisboa) que tem escrito sobre problemas de representação, nomeadamente no cinema) e Filipa Rosário (docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, investigadora do Centro de Estudos Comparatistas).

No ciclo “Género e Identidade” são debatidos, a partir de uma seleção de 12 filmes, obras, clássicas e contemporâneas, que funcionam como exemplos transgressores em relação aos códigos e costumes dominantes nas suas épocas. Os convidados são críticos de cinema, especialistas em Estudos de Género, escritores, artistas, entre outros.

O valor da entrada são 4 euros.

2017-03-27 11:35
Topo da Página
classificado em: