Acções do Documento

Faculdade celebra 40º aniversário

Alexandre Quintanilha, Maria Flor Pedroso e Abraão Vicente são três das personalidades que, na sexta-feira, vão participarão na iniciativa.

Pensar o legado e o futuro da Instituição. Em poucas palavras, é este o objetivo das celebrações dos 40 anos da NOVA FCSH, assinalado sexta-feira na Reitoria da NOVA com a “maior festa de sempre”. O evento, para o qual estão convidados antigos e atuais alunos, docentes e funcionários, conta com um painel de oradores com Alexandre Quintanilha, cientista e Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura do Parlamento, e os antigos alunos Maria Flor Pedroso, jornalista e atual Diretora de Informação da RTP, e Abraão Vicente, Ministro da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde.

Alexandre Quintanilha, especialista em física e deputado do PS, terá como tema “Imaginar está na base da Democracia”. Na qualidade de antiga aluna Maria Flôr Pedroso vai “partilhar o percurso” que a levou até à direção de informação do canal público, recordando os seus tempos da licenciatura em Sociologia na Faculdade como uma experiência que “umas vezes correu bem, outras nem tanto”, afirma. Já Abraão Vicente, licenciado na mesma área, realizará “uma intervenção destacando o papel da NOVA” na sua formação e percurso.

A cerimónia será aberta por João Sàágua, Reitor da NOVA, e contará com uma intervenção de Francisco Caramelo, Diretor da NOVA FCSH, que falará sobre o futuro da instituição.

 

Oradores

  • Alexandre Tiedtke Quintanilha

Licenciou-se em Física Teórica pela Universidade de Witwatersrand na África do Sul, a mesma que lhe concedeu o grau de Doutor em Física do Estado Sólido.  Foi diretor assistente no Lawrence Berkeley National Laboratory, secção de Energia e Ambiente, e professor de fisiologia celular. Foi diretor do Centro de Citologia Experimental da Universidade do Porto e professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), criou o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e presidiu o Instituto de Engenharia Biomédica (INEB). Dirigiu inúmeros grupos de trabalho na European Science Foundation (ESF), na Comissão Europeia, na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), é membro de várias sociedades científicas e também do Conselho para Investigação e Exploração da National Geografic Society. Publicou mais de cento e vinte artigos em várias revistas científicas internacionais.

 

  • Maria Flor Pedroso

Jornalista e licenciada em Sociologia pela NOVA FCSH, começou a sua vida profissional na Rádio Comercial (1984) e RFM (1987). Dez anos depois integra os quadros da RDP-Antena1, como repórter parlamentar. Em 2003 é nomeada editora de política da Antena 1 com a condução e apresentação de uma entrevista política semanal. Colaborou, como consultora, em programas da RTP, por exemplo “A Marcha do Tempo”, de Maria Elisa Domingues, ou “Prova Oral” de José Eduardo Moniz e Maria Elisa Domingues e apresentou, a partir de 2006, “As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa” na RTP1. Foi nomeada Diretora de Informação da RTP no dia 12 de outubro de 2018.

 

  • Abraão Vicente

Nasceu em Santiago, Cabo Verde, e veio para Portugal para se licenciar em Sociologia pela NOVA FCSH. Apresentou o programa Nha Terra Nh Cretcheu (RTP África), escreve para jornais cabo-verdianos e publicou o romance Trampolim. É artista plástico tendo participado em muitas exposições. Estreou-se recentemente na política como deputado pelo MPD, em Cabo Verde, e é atualmente Ministro da Cultura e Indústrias Criativas do país.

2018-11-28 13:05
Topo da Página