Acções do Documento

Colóquio Arte & Fé

29 de novembro - A relação entre manifestações de crença humana e artística são o foco de um encontro organizado pelo CHAM.

As complexas relações entre a fé as suas múltiplas expressões no campo artístico vão ser tema de um colóquio organizado pelo Centro de História d’Aquém e d’Além Mar (CHAM), a decorrer no dia 29 de novembro no Auditório 1. Com a iniciativa pretende-se criar uma nova possibilidade de reflexão, debate e conhecimento nos diversos domínios da criação artística, num diálogo entre a herança espiritual e artística da Humanidade. Segundo a organização, a grandiosidade da sabedoria herdada por todas as culturas mostra que sem fé não haveria arte e, sem ambas, não haveria sociedade. Consequentemente, entende-se que a arte pode ser potencializadora da fé e que esta pode potenciar a criação artística, uma vez que permite ao Homem aprofundar a sua relação consigo mesmo e com o Outro.

Numa perspetiva multidisciplinar pretende-se fomentar a aproximação entre manifestações de crença humana e artística. A relação entre a arte e a fé adquire um sentido cada vez maior quando se inscreve não como manifestação de conflito de cultos distintos, mas como partilha de mundividências, de um compromisso humano e cultural semelhante, alicerçado num mesmo caminho de civilização.

O evento divide-se em sete painéis: Fé e crenças, Fé e religiosidades, A Fé na palavra e na imagem, Propaganda da Fé no Estado Novo, A Fé entre o Ocidente e o Oriente, Pilares e caminhos da Fé e Fé e espaço público.

Consulte o programa

2016-11-07 12:35
Topo da Página
classificado em: