Colóquio Internacional “Nvnc est bibendvm. Vinho, identidade e arte de viver”

Veja a reportagem do evento organizado em Dezembro pelo IELT e IEM.

O Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) e o Instituto de Estudos Medievais (IEM), unidades de investigação da FCSH, organizaram o colóquio internacional subordinado ao tema “Nvnc est bibendvm. Vinho, Identidades e Arte de Viver ”, entre os dias 13 e 15 de Dezembro de 2012, no Auditório 1, da FCSH e na Biblioteca Municipal de Palmela.

Nascido a partir de uma iniciativa da Universidade Michel de Montigne, de Bordéus, este colóquio internacional inseriu-se num projecto sobre a representação cultural do vinho e da vinha em várias áreas do conhecimento.

Inicialmente realizado na Universidade de Évora, sob o título “ O vinho na arte e literatura europeia”(2009) e na Universidade de Bordéus, sob o título “Vins et identités” (2011) coube, este ano, à FCSH/NOVA, mais propriamente ao IELT e ao IEM, dar continuidade ao plano de investigação em curso.

Mantendo, à semelhança da orientação anterior, uma abordagem interdisciplinar, este o colóquio propôs-se contribuir para a reflexão sobre os “vinhos e identidades” na relação directa com o quotidiano, bem como com as imagens que o mundo vinícola foi produzindo ao longo dos tempos.

Assim, o objectivo do colóquio foi o de responder a alguns dos vectores mais influentes na forma de o indivíduo ou o colectivo se relacionarem com o vinho, entre o quotidiano e a projecção de uma visão do mundo.

Consulte o programa

Veja a reportagem filmada durante o evento

Veja o vídeo de apresentação do evento

2012-12-10 11:20