Colóquio Internacional sobre Foucault

6 a 8 de março – Encontro “Government of Self, Government of Others. Ethical and Political Questions in the Late Foucault” discute as questões éticas e políticas do pensamento de Foucault.

Aproveitando a ocasião do 35º aniversário da “Hermenêutica do Sujeito” (1981-1982), bem como da finalização da publicação de todos os cursos dos anos '80 (“Subjetividade e Verdade”, 1980-1981, publicado em 2014), a FCSH/NOVA recebe, de 6 a 8 de março, um colóquio internacional sobre a obra de Michel Foucault

Organizado pelo IFILNOVA (Instituto de Filosofia da NOVA) e pelo Departamento de Filosofia da FCSH/NOVA, o encontro “Government of Self, Government of Others. Ethical and Political Questions in the Late Foucault”, pretende (re)lançar o debate crítico sobre o último itinerário do pensamento do filosofo, avaliando em que medida e até que ponto as perspetivas que ali se oferecem lançam luz sobre a modernidade e permitem compreender e transformar, ética e politicamente, o nosso próprio presente.

Os últimos cursos de Foucault no Collège de France – desde “O governo dos viventes” (1979-1980) até “A coragem da verdade” (1984) – constituem uma unidade que testemunha uma viragem, ainda que na continuidade, no seu pensamento. Esta viragem aprofunda e amplia o percurso que o filósofo francês fez nos anos precedentes relativamente à genealogia da subjetividade, ao mesmo tempo que lhe acrescenta um pendor marcadamente ético e político. Foucault volta às práticas próprias da Antiguidade e, neste contexto, interroga-se sobre o nascimento das técnicas de verdade que nos permitem compreender como o sujeito ocidental se desenvolveu a partir da criação de relações específicas com o seu próprio corpo e com as outras subjetividades. Numa dimensão mais política, estas reflexões põem em evidência a relação entre verdade e poder que se encontra no núcleo do horizonte das formas de poder e mesmo da Democracia ocidental. Por outro lado, a atenção dada por Foucault nestes últimos anos às técnicas de formação ética do self através daquilo a que chama “cuidado de si” coloca as suas reflexões no centro do debate moral contemporâneo, ao mesmo tempo que lança uma nova luz sobre a totalidade do seu pensamento.

Consulte o programa

Organização: Marta Faustino, Gianfranco Ferraro & Luís de Sousa

Contacto: ciclo.foucault@gmail.com

Oradores convidados:
Judith Rével (Université Paris Ouest Nanterre)
João Constâncio (Universidade Nova de Lisboa)
Philippe Sabot (Université de Lille)
Luca Lupo (Universitá della Calabria)
Ernani Chaves (Universidade Federal do Pará)

2017-02-02 11:10