"Nietzsche & Wittgenstein - On Values"

29 e 30 de março - Departamento de Filosofia e IFILNOVA organizam Colóquio Internacional sobre o problema dos valores no pensamento de Nietzsche e Wittgenstein.

Realizado na FCSH/NOVA, o Colóquio Internacional “Nietzsche & Wittgenstein - On Values” vai centrar-se na questão dos valores e, em especial, na distinção entre factos e valores, ou entre descrições e avaliações, dois filósofos. No evento, organizado pelo Lisbon Nietzsche Group e Wittgenstein Lisbon Group, ambos do IFILNOVA, tem como convidados Modesto Gómez Alonso (Universidade de Salamanca e de Edinburgh), Paolo D'Iorio (CNRS/ENS Paris), Maria Cristina Fornari (Universidade del Salento). Conta também com a participação de João Constâncio, Nuno Venturinha, Maria João Mayer Branco, Pietro Gori, Paolo Stellino, Marta Faustino e Claudio Rozzoni.

As comunicações vão ser centradas na questão dos valores e, em especial, na distinção entre factos e valores, ou entre descrições e avaliações, em Nietzsche e Wittgenstein, tema fundamental nos dois autores. Nietzsche é o filósofo de uma “re-avaliação de todos os valores” que pressupõe que os valores não são factos e, portanto, não podem ser descritos ou conhecidos como se fossem factos. O problema do “niilismo” — enquanto problema que diz respeito à suposta impossibilidade de se justificarem quaisquer valores — está, por isso, intrinsecamente ligado à distinção entre factos e valores. Em Wittgenstein, em especial no Tractatus e em textos como a "Conferência sobre Ética", a distinção entre o que se pode e não se pode dizer — a distinção central da sua filosofia — coincide justamente com a distinção entre os factos que se podem descrever e os valores que só se podem mostrar ou indicar.

E, contudo, apesar das obras dos dois autores terem em comum a circunstância de darem à distinção entre factos e valores este papel central, está em grande medida por levar a cabo uma reflexão comparada que explore e acentue quer as semelhanças, quer as diferenças entre o que se encontra numa e noutra obra. Este facto de se verificar esta falta torna particularmente relevante o evento internacional que terá lugar na FCSH/NIOVA.

O Colóquio Internacional terá lugar de 29 a 30 de março, na FCSH/NOVA.

Consulte o programa

2017-03-28 11:15