Acções do Documento

Colóquio "Políticas de combate à pobreza e exclusão em Portugal"

27 de novembro – Associação Portuguesa de Sociologia e CICS.NOVA organizam colóquio que assinala os 30 anos da associação e de primeiro grande estudo sobre a pobreza em Portugal.

O colóquio "Políticas de combate à pobreza e exclusão em Portugal" organizado pela Associação Portuguesa de Sociologia (APS), através da sua Secção de Pobreza, Exclusão Social e Políticas Sociais, e o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), terá lugar dia 27 de novembro, no Auditório 2 (Torre B, Piso 3) das 9h00 às 17h00, na FCSH/NOVA.

A crise que o país atravessa bem como as mudanças introduzidas nas políticas públicas nos últimos anos, nomeadamente através da redução dos apoios sociais, têm trazido novos desafios e tensões ao combate a estes fenómenos. O número de pessoas em situação de pobreza tem vindo a aumentar o que, em si, representa um desafio forte às políticas sociais em geral e às de combate à pobreza em particular.

É neste contexto que se pretende discutir os desafios colocados às políticas de combate à pobreza considerando as transformações sociais que têm tido lugar na sociedade portuguesa nos últimos 30 anos, com particular incidência nas transformações recentes.

O evento assinala os 30 anos da criação da Associação Portuguesa de Sociologia e do primeiro grande estudo sobre a pobreza em Portugal, suscitando a reflexão sobre os seus aspetos estruturais e conjunturais e sobre as políticas que a combatem, através de uma mesa redonda com algumas das pessoas que o protagonizaram: Manuela Silva, Alfredo Bruto da Costa e José Pereirinha.

 

Mais informações em https://coloquiopobreza2015.wordpress.com/

Contactos: pobreza.aps@gmail.com | Tel.: 217 804 738

Programa

2015-11-19 17:20
Topo da Página
classificado em: ,