Colóquio Símbolos de Bronze

30 de Novembro no Palácio Nacional de Mafra – A representação e a tecnologia nos carrilhões de Mafra são tema de colóquio.

João Soeiro de Carvalho, docente do Departamento de Ciências Musicais e Subdirector para a Área dos Estudantes da FCSH/NOVA, é um dos oradores do colóquio “Símbolos de Bronze: Representação e Tecnologia nos Carrilhões de Mafra”.

O evento, que terá lugar no dia 30 de Novembro, às 10h30, na biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, é organizado, entre outros, pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), uma das unidades de investigação da Faculdade.

Os carrilhões do Palácio Nacional de Mafra são instrumentos musicais notáveis; no seu conjunto, constituem o maior carrilhão do século XVIII sobrevivente na Europa. A recuperação deste complexo sineiro, que inclui também dois autómatos e um importante conjunto de sinos bamboleantes e de horas, merece especial consideração científica e uma cuidadosa observação.

Propõe-se neste colóquio discutir e apresentar resultados do projecto “Os carrilhões de Mafra: Desenvolvimento de métodos avançados de acústica musical para a afinação e restauro”, do qual João Soeiro de Carvalho é o investigador responsável. Apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), este projecto é realizado por uma equipa interdisciplinar da FCSH/NOVA, Instituto Superior Técnico (Campus Tecnológico e Nuclear), o Instituto Politécnico do Porto (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo) e com o apoio do Palácio Nacional de Mafra. Será ainda proposta uma contextualização do conjunto organológico sob os pontos de vista histórico, musicológico e físico-acústico.

ColquioSmbolosdeBronze.pptdef.V2.png

2013-11-26 14:35