Comemorações dos 50 anos de "Canto do Papão Lusitano"

26 de janeiro - O meio século volvido sobre a estreia da famosa peça de Peter Weiss é o mote para uma mesa redonda. O tema será a sua importância enquanto documento histórico.

O Teatro Taborda vai receber uma mesa redonda em torno dos 50 anos da estreia, no Scala-Teatern de Estocolmo, da peça "Canto do Papão/Fantoche Lusitano", de Peter Weiss. O objetivo será o de debater a sua importância enquanto documento histórico de luta contra o fascismo e o colonialismo português, repensando-se também a sua reencenação na atualidade.

Neste âmbito, será promovida uma mesa redonda que contará com a participação de investigadores e encenadores com Cláudia Madeira (FCSH/NOVA) e Carlos Pessoa (Teatro da Garagem, ESTC), proponentes da futura encenação da peça Canto do Papão Lusitano; Vera San Payo de Lemos (FL/Universidade de Lisboa) que tem desenvolvido pesquisa sobre Teatro Alemão em Portugal, nomeadamente, no que diz respeito a esta peça; Maria Manuela Gouveia Delille (Universidade de Coimbra) que trabalhou a receção da peça; Peter Hannenberg (Universidade Católica de Lisboa) que investigou o arquivo de Peter Weiss em Berlim para analisar o carácter histórico e documental da sua construção; Manuel Silva Pereira que encenou a peça no pós-25 de Abril em Portugal e Margarida Tavares que dará conta de alguns ecos da encenação da peça nas Caldas da Rainha.

O evento terá lugar no dia 26 de janeiro, às 20h, no Teatro Taborda.

2017-01-23 14:40