Comissão Europeia organiza campo de verão para estudantes universitários

Os estudantes de Ciências da Comunicação e Ciência Política e Relações Internacionais são o público-alvo preferencial da iniciativa.

A Representação da Comissão Europeia (CE) em Portugal está a organizar, pela segunda vez, o SummerCEmp, de 28 a 31 de agosto em Marvão. Este é, de acordo com a organização, "um seminário intensivo e interativo com formatos práticos de aprendizagem como debates, exercícios práticos e conversas para entender melhor o projeto europeu".

Dirigido a estudantes universitários entre os 18 e os 30 anos, tem como alvo preferencial os estudantes das áreas do Jornalismo, Comunicação, Ciência Política e Relações Internacionais, mas poderão participar alunos de outros campos de conhecimento. Raquel Patrício Gomes, diretora do Serviço de Imprensa da Representação, explica que acima de tudo são privilegiados "alunos dinâmicos e que tenham experiências distintas na sociedade – por exemplo, por voluntariado ou associativismo", que a organização acredita que se tornarão nos "multiplicadores de amanhã".

A iniciativa, dinamizada pela Representação da CE no nosso país, "nasce da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia, os possíveis cenários de futuro após os 60 anos da sua fundação e o papel da Comissão Europeia".

Este ano, o SummerCEmp decorre em Marvão porque esta é uma localidade que cumpre vários critérios para ser o "local ideal": "Tem de ser fora de uma grande cidade; com um enquadramento histórico, cultural e ambiental; com capacidade de alojamento suficiente; com capacidade local de organização de um grande evento como o Summer CEmp; não muito grande, porque parte da experiência reside no facto de estamos concentrados num espaço geográfico que não permita grande dispersão; e com espaços, de preferência com paisagens inspiradoras, que nos permitam aquelas sessões exteriores que foram a nossa imagem de marca em 2017".

Para conseguir fazer isso, um grupo de 50 jovens de todo o país dialogará "com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática portuguesa e europeia". Os 40 oradores escolhidos são "protagonistas de alto nível", entre os quais se contam o Comissário Europeu Carlos Moedas, "que desde cedo acarinhou e se entusiasmou com o Summer CEmp", mas também "membros do Governo, artistas, desportistas e políticos – todos eles com uma ideia para a Europa".

As inscrições decorrem em formulário online até ao dia 9 de julho de 2018. A participação é gratuita e estão incluídos a alimentação e o alojamento.

2018-06-07 17:30