Acções do Documento

Concurso Literário Lusófono

Projeto literário premeia jovens escritores de língua portuguesa. Os 12 vencedores terão como prémio a sua obra publicada em livro.

A plataforma de divulgação literária Livros de Ontem, constituída por antigos alunos da FCSH/NOVA, organiza, em parceria com o escritor Samuel Pimenta, a segunda edição do concurso “Emergente – Novos poetas lusófonos”. A iniciativa, destinada a promover “a escrita de poesia em português”, tem como prazo o dia 31 de outubro.

Podem concorrer jovens poetas entre os 18 e os 30 anos oriundos de todo o universo lusófono, “independentemente do local onde residam. A única condição é expressarem-se em português, qualquer que seja a sua variante. Estão incluídos, também, todos aqueles que vivem na diáspora, assim como os que não têm o português como língua materna”, acrescenta Samuel Pimenta, responsável pelo evento e licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA.

A segunda edição deste concurso, que visa “esbater as dificuldades que muitos autores estreantes encontram no processo de publicação dos primeiros textos”, tem como objetivo eleger 12 vencedores, cujas obras serão publicadas num volume especial. Nesta edição, o júri é composto por um membro de Livros de Ontem, um poeta de sólida e reconhecida carreira e por Samuel Pimenta, vencedor da última edição do Prémio Literário Glória de Sant’Anna 2016 para o melhor livro de poesia de países e regiões lusófonas.

A editora Livros de Ontem foi galardoada com o Prémio de Empreendedorismo FCSH-NOVA/Santander-Totta - Melhor Ideia de Negócio 2013, graças à sua aposta em recuperar e modernizar o conceito de alfarrabista, aliando-o a uma editora que aposte nos novos autores de expressão portuguesa.

Consulte o regulamento

2016-07-21 15:15
Topo da Página
classificado em: