Acções do Documento

Conferência Ética Jornalística para o século XXI

12 de outubro – Conferência junta académicos, jornalistas e estudantes para debater questões éticas na prática contemporânea do jornalismo.

O Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CiC.Digital) organiza, em parceria com o Departamento de Ciências da Comunicação, a conferência Ética Jornalística para o século XXI - Novos Desafios, Velhos Problemas. O evento, que terá lugar no dia 12 de outubro na sala Multiusos 2 do Edifício ID, conta com a intervenção de jornalistas e académicos para debater os desafios da ética jornalística no contexto da sociedade mediatizada.

A digitalização alterou os formatos, os suportes e as linguagens jornalísticas de uma forma radical, obrigando a reformular os instrumentos de regulação. O encontro ambiciona responder à seguinte pergunta: Como se podem repensar as velhas questões que fundaram a legitimidade social do jornalismo, fundamentais para garantir a sua sobrevivência e relevância no futuro?

Três painéis de especialistas irão debater as “velhas” questões no contexto dos “novos” media. Entre académicos, jornalistas e representantes das entidades profissionais de regulação, vai-se abordar a natureza da relação com os públicos e os poderes, a transformação dos valores notícia e das narrativas do jornalismo, os direitos e os deveres dos jornalistas, os usos da tecnologia e o valor da ética em práticas específicas (como a investigação jornalística), bem como a necessidade de um novo código ético mais adequado aos desafios da sociedade digital. Pretende-se contribuir para responder a preocupações que atravessam a profissão, a sociedade e as instituições que têm responsabilidades na regulação da comunicação e do jornalismo em Portugal, exemplos da Entidade Reguladora da Comunicação e a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

A conferência inaugural conta com Stephen Ward, um dos mais prestigiados académicos norte-americanos no campo da ética jornalística. Fundou o Center for Journalism Ethics da School of Journalism and Communication, University of Wisconsin-Madison e virá apresentar o seu último livro, Radical Media Ethics (2015), que propõe um novo quadro de valores para pensar a ética do jornalismo.

Entrada livre sujeita a inscrição prévia através do email patriciacontreiras@fcsh.unl.pt

Serão entregues certificados de presença aos inscritos.

2017-09-26 15:10
Topo da Página
classificado em: