Conferência Internacional Gramática & Texto (GRATO) 2017

De 28 a 30 de junho – Explorar a relação entre gramática e texto/discurso, perspetivando-as como um espaço de convergência, é o objetivo da GRATO 2017. A organização é do CLUNL.

Desde 2009, de dois em dois anos, a Conferência Internacional Gramática & Texto (GRATO) constitui-se como uma marca distintiva e agregadora da investigação que caracteriza o Grupo Gramática & Texto.

Organizada de 28 a 30 de junho pelo  CLUNL - Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa, a GRATO 2017 organiza-se à volta de três temas centrais:

Gramática & Gramaticalização: Com o lançamento deste tema pretendeu-se convocar a apresentação de propostas de descrição/explicação de fenómenos gramaticais a partir de diferentes perspetivas teóricas e metodológicas. Assim, procura-se encontrar um espaço de debate em que cada uma das vertentes do tema, ou a articulação das duas, contribua - desejavelmente de forma relevante - para o estudo das formas e das construções das línguas naturais.

Texto & Textualização: No âmbito deste tema, encarando o objeto texto tanto em termos de processo como de produto, procurar-se-á caracterizar diferentes formas de ‘fazer texto’ e analisar classes de texto ou textos singulares, dando conta da articulação entre aspetos contextuais e linguísticos determinantes e evidenciando o funcionamento praxiológico e gnosiológico associado à atividade de linguagem.

Discurso & Discursividade: Partindo da conceção de enunciado como unidade linguístico-discursiva, pretende-se mostrar a relação entre o discurso, as condições de produção e a ação social, enfatizando o processo de discursividade, entendida como o conjunto de formas e de conteúdos numa co-construção permanente.

Valor da inscrição:
80 euros, público em geral.
50 euros, estudantes.

2017-06-23 10:55