Conferência Internacional Música e Mobilidade Humana

7 a 9 de junho - Espetáculos musicais ricos em multiculturalidade são um dos principais ingredientes de um encontro de investigadores de mais de 30 países. Veja as fotos!

Realizada em diversos locais de Lisboa, a ICMHM’16 consiste num evento de três dias, entre 7 e 9 de junho, onde se irão discutir e representar papéis, sons e experiências musicais na vida das pessoas em mobilidade. Terá como tópicos Cultura, Identidade e Globalização; Performance Musical e Migração; e Mercado Internacional e Contacto de Culturas através da Música.

Veja as fotos!

Inserido na série de conferências Redefining Community in Intercultural Context (Brasov, Roménia), o evento constitui uma organização conjunta entre o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA), e a Academia da Força Aérea Henri Coanda da Roménia, em Brasov.

Os oradores principais serão Michael Fuhr (Hanover University of Music, Drama and Media, Alemanha) com uma palestra sobre música e produção transnacional a partir da Coreia do Sul; John Baily (Glodsmiths, University of London, Reino Unido) que falará sobre performance musical na diáspora islâmica Afegã; e Heung-wah Wong (University of Hong Kong, China) que vai abordar o papel da música no mercado internacional na China e no Japão.

Conta ainda com a participação de key animators como Mostafa Anwar (Universidade NOVA de Lisboa) com canto sufi clássico e semi-clássico acompanhado; Verónica Doubleday (Investigadora do Goldsmiths, University of London, e Artista Independente) com canções domésticas de mulheres muçulmanas; e Kátia Leonardo (Artista Independente) e José Dias (FCSH/NOVA), com jazz e expressão corporal.

Vão decorrer, igualmente, vários eventos abertos ao público (entrada gratuita), tais como um concerto no dia 7 de junho a realizar nas instalações da Comunidade Hindu e que contará com as seguintes participações de músicos e performers: John Baily (rubab); Veronica Doubleday (voz e frame drum); Contraponto Ensemble e um espetáculo intitulado "Gita Gobindam”, composto exclusivamente para este evento e que reunirá influências musicais do Bangladesh e da Índia, por Mostafa Anwar Swapan (Vocal/Harmonium), Lajja Shambhnath (Dance/Mandira) & Paulo Sousa (Sarengi).

No dia 9 de junho, haverá um concerto de encerramento na esplanada da FCSH/NOVA de John Baily que tocará rubab em acompanhamento de Veronica Doubleday que irá cantar e tocar daireh. Nesse concerto atuarão também José Dias (FCSH/NOVA) e Kátia Leonardo, na apresentação do resultado do workshop “Jazz, Voice and Body Expression”.

Consulte o programa

2016-06-06 16:35