Congresso Internacional de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais

7 e 8 de abril - O estudo do trabalho e dos movimentos sociais será o tema central de evento organizado pelo Instituto de História Contemporânea.

Tendo em vista o aprofundamento do estudo, debate e divulgação da história do trabalho, categoria central de análise na compreensão das sociedades humanas, do movimento operário e dos movimentos e conflitos sociais do Portugal Contemporâneo (séculos XIX e XX), irá realizar-se a segunda edição do Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal.

Para o evento, organizado pelo Instituto de História Contemporânea (IHC), foram acolhidos trabalhos de investigadores de todas as áreas das ciências sociais, privilegiando-se uma abordagem interdisciplinar que manteve a componente histórica como essencial no desenvolvimento das investigações, bem como a integração nestes estudos das principais discussões teóricas e debates da historiografia e das ciências sociais contemporâneos. Nesse sentido serão também apresentados trabalhos que versam sobre a historiografia e teoria da história e análise dos conflitos sociais e da história do movimento operário e dos movimentos sociais.

O Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal é coordenado por Raquel Varela (IHC e IISH), Paula Godinho (IHC) e Paulo Marques Alves (DINAMIA’CET-IUL). Terá lugar nos dias 7 e 8 de abril no Edifício ID, Sala Multiusos 2 e 3.

A entrada é livre.

Consulte o programa