Certificação internacional em Grego Moderno
O Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa (ILNOVA) constituiu-se em 2015 como o Centro Oficial de Certificação Internacional em Grego Moderno, tornando-se na única entidade em Portugal dotada deste tipo de garantia de qualidade. O documento é emitido pelo próprio estado grego através do Centro de Língua Grega (deliberação 335/2014 - 244/12.12/2014), organismo oficial tutelado pelo Ministério da Educação e das Religiões do país.
Os níveis de certificação, em articulação com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) do Conselho da Europa, são seis:
A1 – Rudimentar
A2 – Elementar
B1 – Médio
B2 – Bom
C1 (Γ1) - Muito bom
C2 (Γ2) – Excelente
A certificação internacional em Grego Moderno é, muitas vezes, condição essencial para estudantes que pretendam concorrer a programas de mobilidade transnacional na Grécia e no Chipre, para pessoas que pretendam fazer estágios profissionais nos mesmos países, além de que poderá constituir um elemento fundamental para aqueles que pretendam integrar um mercado de trabalho onde seja importante o domínio da língua grega.
Encontram abertas as inscrições, até 19 de fevereiro, para a certificação internacional em Grego Moderno em qualquer um dos níveis definidos pelo CLG. Os exames realizam-se de 16 a 19 de maio, devendo as informações adicionais ser solicitadas junto do ILNOVA ou através do endereço jcideias@fcsh.unl.pt
A abertura de turmas para a frequência de cursos intensivos de preparação para a certificação internacional está sempre sujeita a um nível mínimo de inscrições.
O coordenador dos cursos de Grego Moderno do ILNOVA é José António Costa Ideias, igualmente responsável pela creditação da formação junto do Centro de Língua Grega.
Informações adicionais no site do ILNOVA
Além do Grego Moderno, o ILNOVA possui também certificações internacionais de qualidade para as línguas francesa, inglesa e sueca.