Concerto do Coro do Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA

“Canto sacro do rito bizantino – do passado ao presente”. Dia 8 de Dezembro, às 17h00, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz.

O repertório apresentado é o resultado do trabalho realizado no âmbito da disciplina Prática Musical – Músicas do Mundo, Práticas Corais Russas, leccionada pela docente Svetlana Poliakova, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), e da iniciativa do coro académico “Romanos Melodos”, com sede na mesma Faculdade.

O coro, que conta com a direcção artística de Svetlana Poliakova e com a presença do compositor Inglês Ivan Moody, apresenta peças litúrgicas do canto sacro do rito bizantino.

Grande Litania, S. Smolensky,

“Rei dos Céus”, canto znamenny russo

Hino de Querubins, cantochão russo

“Verdadeiramente é digno”, canto grego

Hino de Querubins, cantochão georgiano

Kirie eleison, canto grego

“Rejubila Virgem Mãe de Deus”, cantochão russo

Aleluia, canto znamenny russo a 3 vozes

Vecheri Tvoeia, Ivan Moody

“Rejubila Virgem Mãe de Deus”, Arvo Part

Ivan Moody estudou música e teologia nas Universidades de Londres, Joensuu e York. A sua música tem sido executada em todo o mundo e gravada em etiquetas prestigiadas, tais como Hyperion, ECM, Telarc, Warner Classics e Sony. Como maestro trabalha regularmente com vários coros e ensembles na Europa e Estados Unidos. Como musicólogo tem escrito principalmente sobre a música ortodoxa e contemporânea. É sacerdote ortodoxo, do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, e presidente da International Society for Orthodox Church Music.

Svetlana Yurievna Poliakova é licenciada, mestre pelo Conservatório Nacional Superior Tchaikovsky de Moscovo e Doutorada pela Universidade NOVA de Lisboa, na área de Musicologia Histórica, com a especialização em música sacra medieval bizantina. Actualmente é docente na FCSH/NOVA, na Escola Superior de Dança de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), Unidade de Investigação da FCSH. Como musicóloga participou em diversos congressos internacionais e publicou dezenas de artigos científicos. Em 2005-2009 foi Membro da Direcção da International Society for Orthodox Church Music.

2012-12-04 12:55