Acções do Documento

CRIA aborda focos migratórios no Brasil

Colóquio "Pertenças, objetos e migrações: etnografias sobre o Brasil contemporâneo" discute os grandes movimentos populacionais do país sul-americano.

A mobilidade, os fluxos migratórios e os movimentos populacionais da realidade brasileira vão ser o tema central de um colóquio organizado, no 23 de abril no Auditório 1, pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA). Com o título "Pertenças, objetos e migrações: etnografias sobre o Brasil contemporâneo", a organização pretende discutir “a mobilidade, os fluxos migratórios e os movimentos populacionais que têm sido uma constante na história do Brasil (…), procurando um enfoque múltiplo acentuando trânsitos e trajetos diversos, unidirecionais, bidirecionais, internos ou transnacionais”, declara-se na página do CRIA.

No evento, que será repartido em três sessões, vão intervir Daniela Rodrigues (CRIA/NOVA FCSH), Dominique Vidal (URMIS, Univ. Paris 7), Filomena Silvano (CRIA/NOVA FCSH), Marta Rosales (ICS-UL), Miguel Vale de Almeida (CRIA/ISCTE-IUL), Simone Frangella (ICS-UL), Sónia Ferreira (CRIA/NOVA FCSH) e Vanessa Ribeiro Rodrigues (Univ. Lusófona do Porto). O encontro será encerrado com a apresentação e debate do filme "Batismo de Terra" (2017) da realizadora Vanessa Rodrigues, uma narrativa cinematográfica sobre a migração portuguesa para a cidade do Rio de Janeiro.

2018-04-16 12:10
Topo da Página
classificado em: