“Modas, Modos, Maneiras”

23 a 25 de novembro – CIC.Digital organiza, na NOVA FCSH e na Fundação Calouste Gulbenkian, o Iº Congresso Ibérico de Semiótica.

“Modas, Modos, Maneiras” é o mote do Iº Congresso Ibérico de Semiótica, onde investigadores pretendem refletir sobre a forma como estes termos se cruzam entre si e na sua existência semiótica. O congresso abarca distintas manifestações semióticas que vão desde os modos, entendidos como modos de fazer, modelos, passando pelas maneiras que são entendidas como costumes, hábitos, uma permanência no tempo, até à moda percebida como acontecimento no tempo, rutura e efemeridade. Um dos grandes desafios deste evento sobre a moda será o de estabelecer pontos de contacto entre a dimensão científica e analítica da semiótica e a sua dimensão prática, envolvendo aqueles que se ocupam do presente e das suas tendências.

Organizado Jorge Lozano, da Universidade Complutense de Madrid e por Maria Augusta Babo, do Departamento de Ciências Comunicação, o congresso envolve três instituições: a Associação Espanhola de Semiótica (AES), o Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital) e a recém-criada Associação Ibérica de Semiótica (AIS).

Consulte o programa

Keynote Speakers

Abertura: Paolo Fabbri - Universidade de Urbino

Encerramento: Victor Stoichita - Universidade de Fribourg

Participações

Clara Vaz Pinto, Diretora do Museu Nacional do Traje, Bárbara Coutinho, Diretora do Museu  do Design e da Moda (MUDE) e Ana Salazar.

2017-11-13 16:10