Curso sobre a Europa e a sua relação com o mar

"A Europa e o Mar no Espaço e no Tempo" é a nova formação para estudantes de Mestrado e Doutoramento desenvolvida no âmbito da Oceanid, a Cátedra Jean Monnet atribuída à NOVA.

Guilherme de Oliveira Martins, antigo Presidente do Tribunal de Contas e atual membro executivo do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian, será o primeiro convidado, no dia 27 de setembro, do curso “A Europa e o mar no espaço e no tempo”. Trata-se de uma formação contextualizada no programa Oceanid, cujo objetivo é o de oferecer uma visão interdisciplinar entre a Europa e o Mar na sociedade europeia através da abordagem das dimensões civilizacionais, culturais e políticas das comunidades marítimas europeias.

O programa explora a omnipresença das realidades marítima e fluvial na vida económica e cultural da história europeia, o conhecimento geográfico e o comércio, os novos desafios para os oceanos que cercam o continente, bem como as relações internacionais e os desafios marítimos geoestratégicos para a UE. Os alunos estudarão também as dimensões territoriais, económicas e ambientais dos territórios marítimos e a esfera das políticas europeias (política marítima integrada, política de coesão e das cidades). 19 de outubro

No programa definido destacam-se a palestra de Kevin Fewster, Diretor do Royal Maritime Museum of Greenwich (o mais importante do mundo nesta área), que a 19 de outubro vem à Faculdade falar sobre "The role of maritime museums in ocean literacy". Em data a definir estará também na NOVA FCSH Rodrigo Koxa, recordista mundial de surf, para falar sobre "Mecánica do oceano", e Lasse Heerten, Lecturer da Freie University of Berlin, para abordar o tema "Global history of ports". A 14 de novembro haverá uma workshop sobre "Portos e Smart Cities".

O curso está estruturado em 32 sessões (64 horas - 10 ECTS) que terão lugar a cada quinta-feira, das 14h às 18h, no edifício ID (sala 0.06). A última aula será lecionada a 20 de dezembro. Regina Salvador, professora catedrática do Departamento de Geografia e Planeamento Regional, é a responsável por este curso.

As propinas são gratuitas para alunos da NOVA. Para estudantes externos o custo é de 250 euros.

2018-09-18 16:50