"A Mesa e o Poder"

3 e 4 de maio – Investigadores abordam o estudo da alimentação em Portugal e no Brasil de um ponto de vista cultural. A organização é do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição.

Depois da primeira edição em 2016 dos Colóquios de Primavera DIAITA subordinada ao tema "A Mesa e as Artes", realiza-se, de 3 a 4 de maio, a segunda edição dos Colóquios, este ano com título "A Mesa e o Poder". Continuando na senda do estudo cultural da alimentação, apresenta-se este ano um amplo programa que abarca diversas formas de declinar o poder, desde a materialidade das peças mais simbólicas passíveis de ornamentar uma mesa, às baixelas reais, à música tocada durante os banquetes, à escolha dos alimentos, passando pelo protocolo que impõe distinções, pela perceção de identidade forjada pelas políticas estatais, e outras formas de receção percetíveis como os testemunhos da imprensa ou, mais subtis, quando são os rituais que persistem como homenagem ao poder da memória.

O evento constitui uma organização conjunta do projeto DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia, do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) e do Palácio Nacional da Ajuda, local onde se realiza o encontro. Conta também com o apoio do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, da Companhia Portugueza do Chá e da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

A comissão científica é constituída por Manuel Engrácia Antunes, Ana Isabel Buescu, Maria Helena Cruz Coelho, Annemarie Jordan Geschwend, Bruno Laurioux, Massimo Montanari e Maria José Azevedo Santos, entre outros.

• 25€ - Público em geral
  • 12,5€ - Estudantes (mediante apresentação de cartão de estudante), Grupo de Amigos do GAPNA, membros do DGPC
  • Desempregados - Gratuito (mediamente apresentação do comprovativo do Centro de Emprego)

Inscrições através do email inscricoes.amesaeopoder@fcsh.unl.pt