Acções do Documento

Aniversário do Recital de Poesia ao Serviço da Verdade

27 de abril - Leitura de poemas assinala o 70º aniversário do histórico «Recital de Poesía al Servicio de la Verdad: Por la Paz de Latinoamérica», numa coorganização do CHAM e do NEIIA.

A 27 de julho de 1947 teve lugar o «Recital de Poesía al Servicio de la Verdad: Por la Paz de Latinoamérica», um evento que juntou poetas espanhóis e hispano-americanos como Pablo Neruda, León Felipe, Rafael Alberti, María Teresa León e Nicolás Guillén no Teatro Bambalinas, em Buenos Aires.

70 anos depois, a 27 de abril de 2017, pelas 18h30, na Casa da América Latina, comemora-se o 70º aniversário desta histórica leitura de poemas, numa iniciativa organizada pelo Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM), do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos (NEIIA) e da Casa da América Latina. O evento é apoiado pelo Centro de Estudos Comparatistas e pelo Centro de Estudos de Teatro (Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa).

A leitura de poemas (em português e espanhol) ficará a cargo de Francisco Gomes, José Pedro Sousa, Antonieta Magalhães e Laura García Borsani. Esta será complementada por uma discussão orientada por Neus Lagunas e Sonia Miceli sobre questões literárias e históricas da América Latina.

A coordenação do evento está a cargo de Isabel Araújo Branco, docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas.

2017-04-20 11:26
Topo da Página