Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas

A história e arqueologia da antiga Mesopotâmia é o tema agregador de um ciclo de conferências proferidas por Juan Luis Montero.

Na sequência de uma parceria estabelecida entre a FCSH/NOVA e o Santander Totta, Juan Luis Montero, docente da Universidade da Coruña, profere um ciclo de conferências dedicadas à antiga Mesopotâmia. Os eventos, que terão lugar de 12 de fevereiro a 4 de junho, são abertos ao público em geral e enquadram-se na Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas, proposta pelo Centro de História d'Aquém e d'Além Mar (CHAM) e pelo Departamento de História. O objetivo do programa de trabalhos associado a esta primeira edição é a difusão e promoção dos estudos de História e Arqueologia da antiga Mesopotâmia.

Juan Luis Montero Fenollós é doutorado em História pela Universidad de Barcelona (1996), investigador do Instituto del Próximo Oriente Antiguo da mesma instituição (1993-2000) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris (2001). Atualmente é professor de História Antiga na Facultad de Humanidades y Documentación da Universidade da Coruña.

Desde 1992 que participa em diversos projetos arqueológicos na Síria, entre eles a Missão Arqueológica Francesa em Mari. Dirige, desde 2005, o Proyecto Arqueológico Medio Éufrates Sirio em colaboração com a Direcção-Geral de Antiguidades e Museus de Damasco.

É autor de numerosos artigos sobre arqueologia mesopotâmica e várias monografias, entre as quais se destacam La metalurgia en el Próximo Oriente Antiguo (1998), Torre de Babel. Historia y Mito (2010), Breve historia de Babilonia (2012) e Asirios en el Medio Éufrates (2015).

Foi, em 2009, nomeado Cavaleiro da Ordem das Palmas Académicas, condecoração concedida pelo Ministério da Educação de França.

A conferência inaugural da Cátedra, que inclui a apresentação de todas as atividades, terá lugar no dia 12 de fevereiro, às 18h, na sala Multiusos 2, do Edifício ID.

Conheça o programa completo da Cátedra

Informações adicionais devem ser solicitadas para o endereço cham@fcsh.unl.pt

2015-02-11 17:45