Ciclo de conferências sobre Lisboa

“Novos estudos & novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril” é o tema de um ciclo que conferências mensais organizado pelo Instituto de História Contemporânea.

Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda; afirma-se antes como um contínuo olhar sobre a cidade e todos os anos se descobre, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos. A perspetiva do ciclo de conferências “Novos estudos & novos olhares sobre a cidade: Lisboa do Terramoto à Revolução de Abril” é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando, discutindo trabalhos, textos, projetos que têm Lisboa como cenário ou atriz.

São estas duas visões que enquadram os estudos que fazem parte deste ciclo de conferências: por um lado, caracterizar a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade; por outro lado, analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações.

Estes dois olhares, porém, não se querem fixos numa determinada época. São antes entendidos num arco de mais de dois séculos, procurando abarcar a História da capital do século XVIII ao século XX. Queremos que sejam também histórias nunca antes contadas sobre Lisboa e os lisboetas, apelando à imaginação dos que vierem assistir e debater connosco cada um dos temas propostos.

O ciclo de conferências é organizado por Daniel Alves e Rosa Fina, no âmbito do Instituto de História Contemporânea (IHC).

A primeira conferência realiza-se a 22 de fevereiro às 18h, na Sala do Conselho da UACS, e terá como tema "Random-Walks on the plans for the 1755 Lisbon reconstruction. Cities as Complex Systems". Será proferida por David Sousa-Rodrigues (Centre for Complexity and Design, The Open University) e Mafalda Teixeira de Sampayo (CIES-IUL, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Instituto Universitário de Lisboa).

Informação adicional:

Programa das conferências

Blogue Novos Olhares Novos Estudos

Página de Facebook

Conferência Random-Walks on the plans for the 1755 Lisbon reconstitutuion. Cities as Complex Systems

2017-02-15 11:20