CICS.NOVA integra dois novos Laboratórios Colaborativos

Unidade de investigação da NOVA FCSH vai participar nos projetos «ProChild CoLab» e «Value4Health.CoLab».

No âmbito do processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, das propostas submetidas para atribuição do título e designação de Laboratório Colaborativo (CoLAB), apresentadas a concurso em Março de 2018, foram aprovadas duas candidaturas que integram o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), assegurando a representação da Universidade NOVA de Lisboa nestes dois novos projetos.

O ProChild CoLab - Against Child Poverty and Social Exclusion tem como fim a investigação orientada para a sustentação da intervenção de actores relevantes do tecido social, cultural e económico na área da pobreza e exclusão social na infância. A candidatura foi coordenada por Isabel Soares, Professora Doutora da Universidade do Minho. A participação do CICS.NOVA está a cargo de Maria João Leote de Carvalho e Catarina Tomás e contou ainda com o envolvimento de Fernando Diogo, Coordenador do Pólo do CICS.NOVA da Universidade dos Açores.

O outro laboratório colaborativo, Value4Health.CoLAB - Portuguese Value-Based Healthcare, vai desenvolver e implementar de metodologias de Valued-Based Healthcare (VBH), um sistema inteligente de apoio à gestão clínica, que permitirão responder aos desafios europeus relacionados com o envelhecimento e com o aumento dos custos dos cuidados de saúde. A candidatura foi coordenada por José Fragata, Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa; a participação do CICS.NOVA ficará a cargo da Professora Helena Serra.

2018-09-11 19:10