"Crannog" e "mapa-esquisito" são os vencedores do CINENOVA

"Crannog", da escocesa Isa Rao, venceu o prémio de melhor filme e "mapa-esquisito", de Jorge Vaz Gomes, foi distinguido como o melhor filme português do festival.

O grande vencedor da primeira edição do CINENOVA foi o filme "Crannog" de Isa Rao (Escócia, 2018). Ainda na categoria Melhor Filme a Concurso, ganhou a menção honrosa o filme "Kris Bronze" de Larry Machado (Brasil, 2018).

O melhor filme português a concurso foi "mapa-esquisito" (2018) de Jorge Vaz Gomes e foram distinguidos com menções honrosas os filmes "Delphine Aprisionada" (2017) de Ricardo Pinto Magalhães, "Shinigami" (2018) de Inês Paredes e "IVI" (2018) de Carolina Santos e Marta Saramago.

Vasco Araújo, aluno da NOVA FCSH e um dos fundadores do festival, mostra-se «orgulhoso» por este ter sido o primeiro festival do género em Portugal e revela que a primeira edição «superou as expectativas da organização». O estudante revela que o objetivo do primeiro ano era «chegar aos estudantes da NOVA FCSH» e a ideia, agora, passa por dar continuidade ao festival e alargá-lo a novos públicos: «o primeiro passo, e o mais difícil, está dado».

A primeira edição do CINENOVA contou com mais de 50 curtas-metragens submetidas ao longo dos últimos meses por dezenas de estudantes universitários nacionais e internacionais. Paralelamente, o CINENOVA juntou ao seu programa uma Masterclass dada pelo diretor da Cinemateca José Manuel Costa e pela cineasta Susana de Sousa Dias sobre o tema "Cinema e Arquivo". A festa de abertura, CINENight - Opening Party, teve performances de Celeste Mariposa, Cara // Vag // Yo e Puro Tarraxo.

O CINENOVA é uma iniciativa da NOVA FCSH, do ICNOVA e do IFILNOVA, com o apoio da AEFCSH, do Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do MCEP e do Ministério da Cultura. A organização deixa uma nota de «agradecimento sincero» à Associação de Estudantes e à «inscansável equipa de voluntários», fundamentais para o sucesso do evento.

Isa Rao agradece a distinção no CINENOVA

2019-02-28 11:35