Acções do Documento

Curso sobre desenho etnográfico dá origem a livro

Publicação de Philip Cabau, Sónia Vespeira de Almeida e José Mapril é lançada no dia 24 de maio na Cinemateca.

Em 2016 e 2017, realizaram-se dois Workshops sobre Desenho Etnográfico no contexto da Escola de Verão NOVA FCSH, agora convertidos no livro “Desenho Etnográfico. Um curso breve duas vezes”, editado por Philip Cabau, Sónia Vespeira de Almeida e José Mapril. A publicação reflete a formação proporcionada pela NOVA FCSH, ao mesmo tempo que pretende ser mais um contributo para os debates sobre o tema no âmbito da Antropologia.

Ao lançamento do livro, no dia 24 de maio às 18h30 na livraria Linha de Sombra, na Cinemateca Portuguesa, soma-se também um debate sobre desenho e observação com a intervenção de Ana Isabel Afonso, João Queiroz e João Catarino.

Texto da contracapa

Nos últimos anos surgiram, enquadrados num movimento mais alargado de discussão epistemológica que tem aproximado a antropologia dos campos artísticos, vários textos que insistem no interesse de colocar o uso do desenho no centro dos processos de interrogação do real. Apontam para a necessidade de aceder empaticamente às formas do mundo e o traço, que resulta de um gesto em que todo o corpo está implicado, parece ser um veículo privilegiado para esse acesso. Este livro pretende tornar pública a reflexão desenvolvida por três docentes responsáveis por duas experiências de inserção do uso do desenho numa pesquisa etnográfica realizada em contexto urbano, que ocorreu na NOVA FCSH.

Filomena Silvano

2018-05-08 17:55
Topo da Página
classificado em: